quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que é a Ginástica Rítmica?




A Ginástica Rítmica é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. As apresentações podem ser individuais ou em conjunto (cinco ginastas ao mesmo tempo). Praticada apenas por mulheres, em nível de competição, pode ser iniciada em média aos 06 (seis) anos e não há idade limite para finalizar a prática deste desporto.

A Ginástica Rítmica desenvolve graça e beleza em movimentos criativos, que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem. As exigências de rendimento são altas, desde as categorias menores, e há um elevado grau de exatidão na realização de elementos complexos, o que obriga a ginasta a treinamentos intensos e diários.

Local:
Uma apresentação de ginástica rítmica acontece, normalmente, em um ginásio fechado, sobre um tablado quadrado de 13 x 13 m, que deve ser totalmente utilizado pelas competidoras durante a seqüência para uma melhor pontuação.

Técnicas:
Existem algumas regras básicas e gerais para uma apresentação de ginástica rítmica. Ao contrário do que acontece nas disciplinas artísticas, a graciosidade e a beleza dos movimentos das atletas também contam na avaliação dos juízes.

Além disso, as ginastas devem escolher bem a música de fundo, pois a interação dos movimentos com o som ambiente influencia para a pontuação. Nas apresentações em conjunto, também contam a sincronia e o entrosamento das ginastas.

A parte técnica da avaliação, porém, não é tão simples. Existem alguns movimentos básicos de corpo e feitos tambem com os aparelhos, como a flexibilidade, os equilíbrios, os saltos e os pivots (giros). Esses movimentos básicos, no entanto, unem-se a outros, de acordo com o equipamento específico utilizado na apresentação.

Com a corda, elas normalmente fazem círculos, balanceios, figuras no ar (geralmente na forma de um “oito”), lançamentos e recuperações do aparelho. Com a bola, o peso do equipamento faz com que o próprio corpo da ginasta se torne a principal forma de pontuação. São comuns rolamentos com a bola no chão. Com as maças, os mais comuns são os círculos no ar, os molinetes, as batidas rítmicas, os lançamentos e capturas. No arco, a preferência são os rolamentos e as rotações do aparelho no corpo da ginasta, que podem acontecer nas mãos, nas pernas, no pescoço, na cintura, entre outros locais.

OS APARELHOS


Arco: O arco define um espaço. Esse espaço é usado plenamente pela ginasta, que deve mover-se de acordo com o círculo formado. Os elementos corporais principais do arco são os saltos, flex, pivots e equilíbrios. E a principal exigência desse aparelho é a boa coordenação de movimentos.





Maças: A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas, molinetes e formar o número máximo possível de figuras assimétricas. Exercícios com as maças requerem alto grau de rítmo, a ginasta movimenta elas de forma que acompanhem a música. Tem como elemento preferencial o equlíbrio.


Bola: Único aparelho que não é permitido segurar, a bola deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Lançamentos com controle e recuperações com precisão são elementos dinâmicos que valorizam a série da ginasta. Tem como elemento preferencial a flexibilidade.






Corda: Os elementos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada de diferentes formas.As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, giros, ondulações e equilíbrio. E o tamanho da corda é proporcional à altura da ginasta. Tem como elemento preferencial os saltos.





Fita: O material que produz o melhor efeito visual. Com a fita, as ginastas costumam realizar desenhos no ar, balanceios, espirais, serpentinas, lançamentos e recuperações. A regra importante, neste aparelho, é a obrigatoriedade da constante movimentação da fita. Tem como elemento preferencial os pivots (giros).


5 comentários:

BLOG DA SILVIA disse...

Muito bom!

//••Rhayanne dias //••OFICIAL disse...

Eu adorei é muito bom eu faço e adoro fazer....

Tathai disse...

oI! sOU TATIANE, UMA ADMIRADORA DO ESPORTE E TENHO UMA DÚVIDA, QUAL É A IDADE PARA INICIAR NESTE ESPORTE? mINHA FILHA TEM 3 ANOS E ADORA ASSISTIR PELA TELEVISÃO E IMITAR OS MOVIMENTOS. MORO EM FEIRA DE SANTANA, SABE SE EXISTE ALGUMA ESCOLA AQUI.LI SEU ARTIGO E VI QUE NA UEFS É VOLTADO PARA CRIANÇAS MAIORES. DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oii eu moro em feira de santana BA e gostaria de fazer tbem,,mas tow meio desinformada.vc sabe se tem algum clube de ginastica ritmica por aki???