quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Social

A ginástica rítmica realiza muitos projetos sociais. Com o intuito de divulgar o esporte, que é pouco reconhecido no Brasil, cada vez mais lugares abrem espaços para a ginástica: clubes, instituições, associações e colégios. Como todo trabalho social, os projetos têm a intenção de redirecionar a vida das meninas, dando-lhes uma ocupação, um exercício diário, não deixando-as no ócio das ruas. A GR traz benefícios como: aprendizagem motora, responsabilidade, postura e graça. Na Bahia, os projetos já existem em Santo Antônio de Jesus, Valença, Camaçari, Feira de Santana (o que mais cresce) e Salvador.

É um esporte caro, os custos com aparelhos, roupas de treino, sapatilhas, collants, cursos e viagens para campeonatos são elevadíssimos, e por não ser um esporte popularizado e divulgado, o patrocínio é bastante raro. Mas essas dificuldades encontradas não desmotivam as meninas, só as fazem crescer e buscar forças para continuar. Um grande exemplo de garra e perseverança!
Extremamente relevante, é a dedicação, a disciplina e a responsabilidade que o esporte exige. Com o objetivo de se tornarem ginastas impecáveis e reconhecidas, as meninas acabam abdicando do lazer, da família e dos estudos. Paralelo a isso é o amor com que cada ginasta desenvolve sua série, como se toda "dor" relativa ao esporte - desde cair, se machucar, se contudir, a falta de tempo para sair, estudar, namorar - fossem recompensadas por apenas 1 min e 30 seg de uma série bem feita.

Visitamos uma equipe de ginástica em Salvador, cuja a treinadora Sílvia Sacramento do GYM CLUBE, disponibliza bolsas para as meninas que não podem financiar esse esporte. As garotas que conhecemos ,tem em torno de 14 anos e treinam normalmente 16 horas semanais (cinco vezes por semana). Porém, quando perto de campeonato, elas abrem mão dos finais de semana e feriados para se dedicarem ao treinamento, além de fazer uma dieta leve para estarem em forma e ter mais facilidade com os movimentos, obtendo assim maiores chances de boas colocações. Neste clube, as condições ainda não são decentes. Pela semana elas treinam numa sala normal de ballet, sem altura e com ventilador de teto, limitando alguns movimentos com os aparelhos. Apenas nos finais de semana e feriados, elas disponibilizam de um local decente para treinar, em dois colégios diferentes, com ginásio esportivo e por vezes se dão ao luxo de um tapete (que é a área de competição, um tapete 13m x 13m). Em alguns casos, é necessária a solidariedade das mães das meninas que tem melhores condições financeiras, ou até mesmo, do bolso da própria técnica.



SÍLVIA SACRAMENTO, treinadora que faz um trabalho excelente em Salvador.



LETÍCIA PEREIRA, 14 anos - Uma das beneficiadas com o projeto,apesar de ser novinha é uma ginasta muito responsável e competente.

PROJETO ESTRELA MENINA

O Projeto de Extensão denominado “Estrela Menina”, funciona nas instalações da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
Atende gratuitamente meninas entre 07 e 14 anos, que moram no entorno da Universidade, com atividades de Dança, Ballet, Ginástica Rítmica, Recreação entre outras, que são ministradas pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física.
As 40 (quarenta) vagas que foram ofertadas para a comunidade foram preenchidas rapidamente e o projeto já conta com 51 crianças inscritas.
A Universidade tem um papel fundamental no Ensino, Pesquisa e Extensão dos conhecimentos nela produzidos que devem chegar à sociedade através de ações concretas que possibilitem maior aproximação da comunidade às atividades da Universidade.
Sob a coordenação da Professora Sílvia Sacramento, o Estrela Menina tem como principal objetivo popularizar a prática da Ginástica Rítmica entre crianças e adolescentes.





Meninas beneficiadas pelo projeto Estrela Menina em momentos da aula, em uma das salas do curso de Educação Física na UEFS






Um comentário:

Andreza Évany disse...

Eu concordoo que Leticia seja uma ótima ginasta, apesar de nunca te-la visto apresentando, mais tenho plena certeza que é uma maravilha.
Beijos. !
Fui.